SEJAM MUITO BEM VINDOS.

SOMOS TODOS FILHOS DE DEUS, NOSSO IDEAL MAIOR É A SANTIDADE, BUSCAMOS NA SIMPLICIDADE CORRESPONDER AO CHAMADO DE JESUS AMOR INFINITO, REZANDO E SANTIFICANDO PELOS SACERDOTES. FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM DESTE MOVIMENTO, AO QUAL ESTAMOS SEMPRE DE BRAÇOS ABERTOS PARA VOS ACOLHER.

SINTA-SE EM CASA, DEIXE SEU RECADO, SUA OPINIÃO, E UNIDOS ESTAREMOS PELA ORAÇÃO.

SEJAMOS SEMPRE UM PELO OUTRO. PARA QUE SEJAMOS UM...PARA SEMPRE!
Veja, leia e comente...

Obrigado a todos os amigos e amigas de Portugal que a cada dia nos visita... deixe seu recado e suas sugestões. Deus é amor

Thanks to all the friends of the United States every day for the visit ... leave your messageand your suggestions. God is love

A bhuíochas leis na cairde na hÉireann a thugann cuairt orainn gach lá ... do theachtaireacht a fhágáil agus do mholtaí. Is grá é Dia

Gracias a todos los amigos de España que nos visitan cada día ... deje su mensaje y sus sugerencias. Dios es amor

Merci à tous les amis de la France pour nous rendre visite chaque jour ... laissez votre message et vos suggestions. Dieu est amour

Grazie a tutti gli amici di Italia che ci visitano ogni giorno ... lasciare il vostro messaggio evostri suggerimenti. Dio è amore

SEJA MEMBRO DESTE BLOG E AJUDE-NOS A DIVULGAR O AMOR INFINITO DE JESUS

quarta-feira, dezembro 14, 2011


A Eucaristia na vida do sacerdote -Parte III

Dom Fernando Guimarães - Bispo Diocesano de Garanhuns
2. DOM E MISTÉRIO
- ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PRÁTICAS SOBRE A ESPIRITUALIDADE SACERDOTAL -
Apresentando uma importante coletânea do Magistério pontifício do século XX sobre o Sacerdócio católico, [19] o Cardeal Ângelo Sodano escreve: “Nesta coletânea de um século a demanda religiosa cresce, de vários ângulos ela se apresenta hoje em dia como uma consequência lógica e providencial de muitas experiências amargas e decepcionantes, e ela convida os padres a serem fortes e vigilantes, para procurar responder de maneira séria e qualificada a uma tal questão. Deixando seus padres em meio ao mundo, Jesus declarou que queria fazer deles seus mensageiros e representantes. O padre é, portanto, chamado a ser – mais do que qualquer outro cristão – “testemunha da ressurreição de Cristo” (cf. At 1, 8.22) e, como Paulo dizia de seu discípulo Timóteo, “homem de Deus”. Conclui o ilustre Prelado: “O chamado à santidade é sempre proposto como vocação e objetivo prioritário do padre. Ele é o homem de uma particular experiência pessoal e do encontro com o Cristo. O que supõe que ele se deixa levar por Ele a uma vida de fé integral, sustentada por um sólido compromisso ascético e em uma sincera tensão rumo ao Reino. (…) A Eucaristia é o coração do Sacerdócio católico. O padre é o homem da Eucaristia e é dela que ele tirará força e coragem para proclamar o Evangelho e para se tornar pronto a partilhar a fraqueza de todos. (…) A espiritualidade do padre é sobretudo baseada no amor a Cristo e à Igreja. Amor que dura toda uma vida. (…) O padre é chamado a amar com santo amor a Igreja, com o mesmo amor que o une a Cristo; a amá-la com um amor generoso, pelo qual cada renúncia, cada sacrifício, são acolhidos como um dom; a amá-la com um amor sem partilha e disponível, que não busca evasões e que permite assumir com liberdade interior os diferentes lugares e formas de ministério. Que seja suficiente à alegria do padre, a consciência de estar a serviço de Deus e do homem; para garantir a glória de Deus na salvação do homem”. [20]
Tal era a convicção profunda do Servo de Deus o Papa Pio XII, que afirmava durante o Ano Santo de 1950: “É impossível que o ministério sacerdotal atinja plenamente o seu fim, o de responder às necessidades de nosso tempo de uma maneira adequada, se os Padres não resplandecerem no meio do povo através do exemplo de uma santidade eminente”. [21]Este é o desafio de nosso tempo, para os Padres e para a Igreja inteira. Em meio às profundas mudanças de nosso tempo, após um período doloroso de hesitações e de crise pessoal e institucional, o Padre católico é chamado a redescobrir, na juventude do altar do Senhor (cf. Sl. 43, 4 vulg.), a identidade profunda da sua vocação. A Igreja não pode deixar de se preocupar – para usar uma feliz e bela expressão do Papa São Pio X – em “formar o Cristo naqueles que são destinados a formar o Cristo nos outros”. [22]
É necessário superar a tendência que, ainda hoje, leva muitas vezes a considerar aquilo que o Padre faz, em detrimento daquilo que ele é; é o ser que precede, justifica e fecunda o seu agir. Neste sentido, a recuperação de uma autêntica espiritualidade sacerdotal é uma das tarefas mais urgentes para a verdadeira renovação da Igreja. Como não lembrar aqui a palavra ardente e sempre atual de São Gregório Magno: “É necessário que o pastor seja puro de pensamento, exemplar na ação, discreto no seu silêncio, útil pela sua palavra; que ele seja próximo de todos por sua compaixão e que ele seja, mais do que todos, dedicado à contemplação; que ele seja o humilde aliado de quem faz o bem, mas, pelo seu zelo pela justiça, que ele seja inflexível contra os vícios dos pecadores; que ele não relaxe nunca o cuidado de sua vida interior em suas ocupações exteriores, nem negligencie o cuidado das necessidades exteriores pela solicitude do bem interior”. [23]
Na multíplice atividade que a sociedade atual exige de cada um, e, portanto, também do Padre, é necessário construir uma unidade interior, fonte de equilíbrio pessoal e de uma maturidade humana que evita a dispersão e, por conseguinte, o vazio da pessoa.  Esta unidade, que o Padre encontra na sua identificação pessoal com Cristo Pastor, foi identificada pelo Concílio Vaticano II na expressão “caridade pastoral”, assim descrita: “Os presbíteros alcançarão a unidade da sua vida, unindo-se a Cristo no conhecimento da vontade do Pai e no dom de si mesmos pelo rebanho que lhes foi confiado. Assim, fazendo as vezes do Bom Pastor, encontrarão no próprio exercício da caridade pastoral o vínculo da perfeição sacerdotal, que conduz à unidade de vida e ação”. [24] E os Padres Conciliares concluem: “Esta caridade pastoral flui sobretudo do sacrifício eucarístico, que permanece o centro e a raiz de toda a vida do presbítero, de tal maneira que aquilo que ele realiza sobre a ara do sacrifício, isso mesmo procura realizar em si o espírito sacerdotal”.[25]
É na Eucaristia, sacramento da presença real de Cristo, que o Padre encontra a sua razão de ser e de viver. Como para todos os cristãos e para a Igreja inteira, também para os Padres o ensinamento do Concílio Vaticano II é sempre válido e atual: “Fonte e ponto culminante de toda a vida cristã”, [26]“pela qual a Igreja vive e cresce continuamente”, [27]a Eucaristia comunica“aquela caridade para com Deus e para com os homens, que é a alma de todo apostolado”. [28] Ela se apresenta pois como ” fonte e  coroa de toda a evangelização”. [29]“Da eucaristia, como de uma fonte, corre sobre nós a graça, e por meio dela conseguem os homens com total eficácia a santificação em Cristo e a glorificação em Deus, a que se ordenam como a seu fim todas as outras obras da Igreja”. [30]
 Neste contexto, podemos entender a insistência do Diretório para o ministério e a vida do Presbítero, publicado pela Congregação para o Clero em 1994, [31] que fala da Eucaristia como“o coração e o centro vital” do ministério sacerdotal, [32] insistindo sobre a “conexão íntima entre a centralidade da Eucaristia, a caridade pastoral e a unidade de vida do presbítero”. [33]Descendo a indicações práticas (às quais, infelizmente, em nossos dias, nem sempre se presta a atenção que elas merecem), o Diretório prossegue: “Em uma civilização cada vez mais sensível à comunicação mediante os sinais e as imagens, o sacerdote concederá adequada atenção a tudo o que possa exaltar o decoro e a sacralidade da celebração eucarística. É importante que em tal celebração se dê justo ressalto à qualidade e limpeza do lugar, à arquitetura do altar e do tabernáculo, à nobreza dos vasos sagrados, dos paramentos, do canto, da música, ao silêncio sagrado, etc. Todos estes elementos podem contribuir para uma melhor participação no Sacrifício Eucarístico. Com efeito, a escassa atenção aos aspectos simbólicos da liturgia e mais ainda o desleixo e a pressa, a superficialidade e a desordem, esvaziam-lhe o significado, enfraquecendo-lhe a função de incremento da fé. Quem celebra mal manifesta a fraqueza da sua fé e não educa os outros na fé. Ao contrário, celebrar bem constitui uma primeira e importante catequese sobre o Santo Sacrifício”. [34]
Este Diretório recorda ainda que o laço profundo entre o Padre e a Eucaristia não se reduz a celebrar a Santa Missa, mas prolonga-se e estende-se a toda a vida de oração sacerdotal: “a centralidade da Eucaristia deverá mostrar-se não só mediante a celebração digna e vivida do Sacrifício, mas também mediante a adoração freqüente do Sacramento, de maneira que o presbítero se apresente como modelo do rebanho também na atenção devota e na meditação assídua feita – sempre que possível – na presença do Senhor no tabernáculo. É desejável que os presbíteros encarregados da direção de comunidades dediquem amplos espaços de tempo à adoração comunitária e reservem ao Santíssimo Sacramento do altar, mesmo fora da missa, atenções e honras superiores a qualquer outro rito e gesto”. [35]
Prosseguindo sua atividade em favor da formação permanente dos Padres, a Congregação para o Clero, no contexto do Ano Jubilar de 2000, quis enviar uma Carta Circular aos Sacerdotes do mundo inteiro para convidá-los a uma reflexão e a um exame de consciência acerca de sua vida sacerdotal. [36] Não podia faltar nela uma reflexão sobre a atitude com relação ao Mistério Eucarístico fora da celebração da Missa: “O Presbítero tem a missão de promover o culto da presença eucarística, também fora da celebração da Missa, esforçando-se por fazer da sua igreja uma ‘casa de oração’ cristã. É necessário, antes de tudo, que os fiéis conheçam em profundidade as condições imprescindíveis para receber com fruto a comunhão. Do mesmo modo, é importante favorecer a devoção deles por Cristo, que os espera amorosamente no tabernáculo. Um modo simples e eficaz de se fazer catequese eucarística é o próprio cuidado material com tudo aquilo que se refere à Igreja e, em particular, ao altar e ao tabernáculo: limpeza e decoro, dignidade dos paramentos e dos vasos sagrados, atenção na celebração das cerimônias litúrgicas, prática fiel da genuflexão, etc. Além disso, é particularmente importante assegurar um ambiente recolhido na capela do Santíssimo, tradição plurissecular na Igreja, de maneira a garantir o silêncio sagrado, que facilita o colóquio amoroso com o Senhor. Esta capela, ou, em todo caso, o lugar onde se conserva e se adora Cristo Sacramentado, é certamente o coração dos nossos edifícios sagrados e, como tal, devemos procurar tê-lo em evidência e facilitar o seu acesso diário durante o espaço de tempo o mais largo possível, de adorná-lo na maneira devida, com amor”. [37]
Não se trata de um espiritualismo vago ou de um sentimentalismo religioso, hoje em dia tão em voga, nas ondas da New Age. É a tradução concreta na vida de uma visão teologicamente profunda e vital. “Somente o pastor que reza saberá ensinar a rezar, enquanto saberá também atrair a graça de Deus sobre aqueles que dependem do seu ministério pastoral, de maneira a favorecer conversões, propósitos de vida mais fervorosa, vocações sacerdotais e de consagração especial. Em definitivo, somente o sacerdote que experimenta diariamente a “conversatio in coelis”, que faz da amizade com Cristo a vida da sua vida, estará em condições de imprimir um impulso real a uma autêntica e renovada evangelização”. [38]
 Queridos Padres, permitam-me uma observação bem pessoal. Trabalhando por muitos anos em Roma, a estudar os dolorosos casos de abandono do ministério, pude observar como um dos primeiros sinais da crise destes irmãos nossos não é, em geral, o problema afetivo, mas o esfriamento e o enfraquecimento na vida espiritual, na oração, como também o abandono da celebração diária da Santa Missa. A certeza da fé debilita-se, as opiniões contrárias à fé da Igreja ou carregadas de ideologias se insinuam, e acaba-se por perder o sentido profundo do próprio Sacerdócio, criando-se um vazio no coração do Padre. É somente então, na imensa maioria dos casos, que sobrevém a necessidade humana de preencher este vazio existencial com um laço humano. Estamos já na última fase de um processo que levará definitivamente à infidelidade ao dom recebido.
“Servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus” (1Cor 4, 1), é na identificação com o Cristo Bom Pastor e renovando a consciência do caráter sacramental que nós carregamos no mais íntimo do nosso ser, que nós, Sacerdotes, poderemos reforçar nossa vocação e corresponder ao dom recebido, para o bem da comunidade dos fiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário