SEJAM MUITO BEM VINDOS.

SOMOS TODOS FILHOS DE DEUS, NOSSO IDEAL MAIOR É A SANTIDADE, BUSCAMOS NA SIMPLICIDADE CORRESPONDER AO CHAMADO DE JESUS AMOR INFINITO, REZANDO E SANTIFICANDO PELOS SACERDOTES. FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM DESTE MOVIMENTO, AO QUAL ESTAMOS SEMPRE DE BRAÇOS ABERTOS PARA VOS ACOLHER.

SINTA-SE EM CASA, DEIXE SEU RECADO, SUA OPINIÃO, E UNIDOS ESTAREMOS PELA ORAÇÃO.

SEJAMOS SEMPRE UM PELO OUTRO. PARA QUE SEJAMOS UM...PARA SEMPRE!
Veja, leia e comente...

Obrigado a todos os amigos e amigas de Portugal que a cada dia nos visita... deixe seu recado e suas sugestões. Deus é amor

Thanks to all the friends of the United States every day for the visit ... leave your messageand your suggestions. God is love

A bhuíochas leis na cairde na hÉireann a thugann cuairt orainn gach lá ... do theachtaireacht a fhágáil agus do mholtaí. Is grá é Dia

Gracias a todos los amigos de España que nos visitan cada día ... deje su mensaje y sus sugerencias. Dios es amor

Merci à tous les amis de la France pour nous rendre visite chaque jour ... laissez votre message et vos suggestions. Dieu est amour

Grazie a tutti gli amici di Italia che ci visitano ogni giorno ... lasciare il vostro messaggio evostri suggerimenti. Dio è amore

SEJA MEMBRO DESTE BLOG E AJUDE-NOS A DIVULGAR O AMOR INFINITO DE JESUS

terça-feira, abril 07, 2009


O Papa Bento alenta a sacerdotes a formar retamente as consciências

O Papa Bento XVI alentou aos sacerdotes a ser dignos ministros da penitência e retos formadores das consciências dos fiéis, através da catequese, a pregação, a homilia, a direção espiritual, e os sacramentos da Reconciliação e a Eucaristia.
Na mensagem lida recentemente pelo Cardeal James Francis Stafford, Penitenciário Maior do Tribunal da Penitenciária Apostólica, dirigido aos participantes no Curso para o foro interno, que teve lugar esta semana em Roma, o Papa Bento precisa que "formar retamente a consciência dos fiéis é uma das prioridades pastorais, porque se se perde o sentido do pecado, desgraçadamente aumenta o sentido de culpa, que se desejaria eliminar com remédios paliativos insuficientes".
"Uma adequada catequese estimula as consciências a perceber sempre melhor o sentido do pecado, hoje em parte apagado ou pior, abafadfo por um modo de pensar e de viver" que "denota um relativismo fechado ao verdadeiro sentido da vida", escreve o Santo Padre.
"À catequese vai unida a um uso sapiente da pregação", precisa. Neste sentido sublinha que a homilia "é sem dúvida a forma de pregação mais difundida, com a que cada domingo se educa a consciência de milhões de fiéis. No recente Sínodo de Bispos (outubro 2008), dedicado à Palavra de Deus na Igreja, vários pais sinodais insistiram oportunamente sobre o valor e a importância da homilia, que se deve adaptar à mentalidade contemporânea", prossegue.
"A direção espiritual também contribui a formar as consciências. Hoje mais que nunca são necessários 'mestres do espírito' sábios e Santos: um importante serviço eclesiástico para o que é necessária uma vitalidade eclesiástica que se deve implorar como dom do Espírito Santo mediante uma oração intensa e prolongada e uma preparação específica que se deve adquirir com atenção", acrescenta.
"Cada sacerdote está chamado a administrar a misericórdia divina no sacramento da Penitência, mediante o qual perdoa os pecados em nome de Cristo e ajuda ao penitente a percorrer o caminho exigente da santidade com uma consciência reta e informada. Para poder realizar este indispensável ministério, cada presbítero deve alimentar a própria vida espiritual e cuidar uma permanente atualização teológica e pastoral", continua.
O Papa ressalta que "a consciência do fiel se afina cada vez mais graças a uma participação devota e consciente na Santa Missa, que é o sacrifício de Cristo para a remissão dos pecados".
Ao final da mensagem, Bento XVI pede aos participantes que "mantenham sempre viva a consciência de ter que ser dignos 'ministros' da misericórdia divina e responsáveis educadores das consciências. Que se inspirem no exemplo dos Santos confessores e mestres de espírito, entre os que eu gosto de lembrar em particular ao Padre de Ars, São João Maria Vianney, cujo 150 aniversário de morte se celebra esse ano".

VATICANO, 16 / 03 / 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário